terça-feira, 23 de julho de 2013

GUIA DE DIAGNÓSTICO


A Springer Carrier Ltda recomenda inspecionar quanto a falha de aterramento somente com um megômetro.
Um ohmímetro não irá detectar com confiabilidade uma falha de aterramento sob certas circunstâncias.
Um megômetro é um tipo especial de ohmímetro que é capaz de medir resistências muito altas pelo uso de alta tensão.
Ao contrário de um ohmímetro, qualquer megômetro pode medir milhões de ohms, ou seja, pode detectar uma falha de isolação da bobina antes do motor falhar.
 Para reduzir o risco de choque elétrico, sempre siga os procedimentos e regras de segurança do fabricante. Por que usar um Megômetro?
Quando realizar serviço em compressores monofásicos, com protetores térmicos internos, certifique-se de dar tempo suficiente para que o protetor térmico rearme, antes de dar início às verificações na instalação elétrica.
Para alguns compressores, o protetor térmico interno pode levar até uma hora para rearmar.,
Verifique a bobina de partida medindo a continuidade entre os terminais “C” e “S”. Se não houver continuidade, substitua o compressor.
Verifique a bobina de marcha medindo a continuidade entre os pinos terminais “C” e “R”. Se não houver continuidade, substitua o compressor.
Meça a resistência (ohms) entre cada par de terminais: “C“ e “S”, “C” e “R”, e “S” e “R”. Adicione a resistência entre “C” e “S” à resistência entre “C” e “R”.
Esta soma deve ser igual à resistência encontrada entre “S” e “R”.
Um pequeno desvio nesta comparação é aceitável.
As resistências adequadas podem também ser confirmadas comparando as resistências medidas com as especificações de resistência para o modelo de compressor específico (Ver tabela de resistência ohmica das bobinas,.
Se a resistência não estiver correta, substitua o compressor.
Compressores Monofásicos ,
Verifique a continuidade das bobinas e a resistência adequada: ,
Quando realizar serviço em compressores trifásicos, com protetores térmicos internos, certifique-se de dar tempo suficiente para o protetor térmico rearmar, antes de dar início a essas verificações na instalação elétrica.
para alguns compressores, o protetor térmico interno pode levar até uma hora para rearmar.,
Verifique as bobinas medindo a continuidade entre cada par de pino terminal: L1 - L2, L2 - L3 e L1 - L3. Se não houver continuidade, substitua o compressor.
Meça a resistência (ohms) entre cada par de terminais: L1 - L2, L2 - L3 e L1 - L3. As resistências encontradas entre cada um dos pares devem todas ser maiores que zero e dentro de aproximadamente 10% uma da outra.
As resistências adequadas podem também ser confirmadas comparando as resistências medidas com as especificações de resistência para o modelo de compressor específico (Ver tabela de resistência ohmica das bobinas ,
Se a resistência de L1 - L2, L2 - L3 e L1 - L3 não se aproximar da resistência um do outro, então existe um curto circuito.
Substitua o compressor.


Se a resistência estiver correta e o compressor trifásico tiver componentes externos, deixe os cabos desligados e siga as instruções , para checar outros componentes elétricos do compressor.,
Desligue o capacitor do sistema.
Use um medidor de capacitância para medir a capacitor.
O valor da capacitância deve ser o valor nominal menos 0% até mais 20%. Se ele estiver fora desta faixa, então o capacitor precisa ser substituído.
É possível realizar um teste alternativo com o multímetro para verificar se o capacitor está aberto ou em curto-circuito: -Ligue ambas ponteiras do multímetro aos bornes do capacitor.
Faça a verificação entre os bornes “C” e “H” (capacitância do compressor) e entre os bornes “C”e “F” (capacitância do motor do ventilador).
 Usando um resistor de 20kohm, descarregue o capacitor antes de removê-lo do sistema para evitar dano a aparelhos de medição e risco de choque elétrico.
 Compressores Trifásicos
 Somente Compressores Monofásicos: ,Toda energia elétrica deverá estar desligada e você já deve ter se certificado que o compressor não tem uma falha no aterramento.
Você também já deverá ter verificado as bobinas quanto a “Continuidade e Resistência Adequadas”  garantido que o sistema está recebendo a tensão adequada, e que o controle de temperatura termostato/placa e contactor estão funcionando adequadamente. -Se houver um motor de ventilador ou algum outro dispositivo auxiliar, abra o circuito para o motor do ventilador ou para algum destes outros dispositivos. Verifique o capacitor: ,
Escala Rx20k:
O multímetro deve indicar em seu display uma elevação de resistência até o final da escala. Caso o display NÃO mostre nenhum valor o capacitor está aberto - substitua-o. Se o display indicar um valor de resistência próximo a “zero” o capacitor está em curto-circuito - substitua-o. Toda ocasião em que for realizar uma nova medida junto ao capacitor é necessário descarregá-lo com um resistor de 20kohm. Condições Limite de Aplicação e Operação3 SITUAÇÃO VALOR MÁXIMO Temperatura do ar externo45°C Tensão nominalVariação de +/- 10% em relação ao valor nominal Desbalanceamento de rede (sistemas trifásicos)Tensão: 2% Corrente: 10% 
Sobrecarga.
Falta de fase.Baixa carga de gás refrigerante. Carga excessiva de refrigerante.Está projetada para abrir quando a pressão diferencial entre a descarga e a sucção exceder 375 a 450 psi ou 26 a 32 kgf/cm².Quando a válvula se abre, gás quente passa para o lado de baixa pressão.O protetor térmico do motor desliga o compressor.Dispositivos de Proteção Compressor Scroll Protetor térmico interno
pu7imw@ibest.com.br

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