terça-feira, 23 de julho de 2013

GUIA DE DIAGNÓSTICO Parte 1


GUIA DE DIAGNÓSTICO DE FALHAS EM COMPRESSORES
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Possíveis Causas: Cabos de alimentação elétrica estão mal conectados;
A tensão aplicada ao compressor está abaixo do mínimo recomendado (verificar condições limite de aplicação e operação ,Capacitor defeituoso “teste de capacitores
As pressões do sistema estão fora de equilíbrio; -O motor do compressor está em curto-circuito ou aterrado com a carcaça, “teste relativo a aterramento e continuidade das bobinas”);
Mecanismo interno travado, falha de lubrificação; Cabos de alimentação elétrica sub-dimensionados ocasionando queda de tensão;
Falta de fase (sistemas trifásicos).
Diagnóstico de Defeitos em um Sistema deRefrigeração
Falha: Compressor faz ruído, tenta partir, porém não parte falha: Compressor funciona, porém não comprime ,Compressor não parte e não emite nenhum ruído.
Possíveis Causas: -Contatos de força do contator de acionamento do compressor interrompidos;
Protetor térmico interno ou externo abertos; -Pressostatos de alta ou baixa pressão desarmados; -Contato normalmente fechado do CLO (relé anticiclagem do compressor) aberto; -Motor do compressor em curto ou com circuito aberto internamente. ,
Falta de refrigerante no sistema; - Compressor com rotação inversa (sistemas trifásicos - compressores Scroll); - Rotativo: Palheta (vane) trancado; - Rotativo: Mola da palheta danificada; - Scroll: Válvula de alívio “IPR” aberta (verificar dispositivos de proteção -
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Carrier Possíveis Causas: -
Baixa tensão de alimentação elétrica; Cabos de alimentação mal conectados;
Aplicação em tensão incorreta;
Monofásico: Capacitor defeituoso;
Alta temperatura de sucção, consequentemente alta temperatura de descarga e resfriamento deficiente do motor elétrico;
Mecanismo interno travado, ocasionando elevação excessiva da corrente elétrica;
Vazamento do lado de alta para o lado de baixa, ocorrendo aquecimento excessivo do motor elétrico; Compressor com rotação inversa (sistemas trifásicos);
Falta de gás refrigerante (temperatura de sucção elevada);
Excesso de carga de gás refrigerante (temperatura de descarga elevada).
Possíveis Causas:
Diferencial entre temperatura ambiente e temperatura selecionada muito pequeno;
Desarme através dos pressostatos de alta ou baixa pressão;
Desarme através do protetor térmico.
Possíveis Causas: -Carga de gás refrigerante deficiente;
Evaporador bloqueado/sujo;
Condensador bloqueado/sujo;
Controle de temperatura do ambiente defeituoso.
Possíveis Causas:
Unidade subdimencionada para refrigerar o ambiente;
Distribuição de ar no ambiente inadequada.
Possíveis Causas:
Excesso de carga de gás refrigerante;
Válvula de expansão permitindo passagem excessiva de refrigerante; -Dispositivo de expansão (piston) montado incorretamente; - Evaporador bloqueado/sujo; -Ventilador do evaporador defeituoso.
Sintoma: Ciclos curtos entre partida e parada (compressor ciclando)
Sintoma: Unidade opera continuamente
Sintoma: Temperatura elevada do ambiente climatizado
Sintoma: Linha de sucção congelando
Sintoma: Compressor parte, porém desliga através de seu protetor térmico após um determinado tempo de operação
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Pressão de sucção baixa Possíveis Causas: ]
Temperatura ambiente muito baixa;
Evaporador bloqueado/sujo; -Filtro de ar sujo/baixa vazão;
Carga de refrigerante deficiente/vazamento;
Dispositivo de expansão (piston) incorreto ou com restrição;
Válvula de expansão termostática excessivamente fechada.
Possíveis Causas: -Carga de gás refrigerante excessiva;
Presença de gases ou impurezas não condensáveis;
Restrição a passagem do fluido junto a linha de descarga.
SISTEMA CONDENSAÇÃO A AR
Baixo fluxo de ar no condensador;
Condensador bloqueado/sujo;
Motor do ventilador parado (desarmado pelo protetor térmico ou em curtocircuito)
Hélice danificada/quebrada; -Temperatura do ar de entrada do condensador elevada; -Curto-circuito de ar no condensador;
Condensador instalado em superfícies que irradiam uma grande quantidade de calor; -Motor do ventilador com rotação inversa (sistemas trifásicos).
SISTEMA CONDENSAÇÃO A ÁGUA
Baixo fluxo de água no condensador; ,Filtro instalado na entrada do condensador obstruído; Bomba de água desregulada/baixa vazão; Bomba de água parada (desarmado pelo protetor térmico ou em curtocircuito); Condensador sujo/bloqueado; Temperatura de entrada de água no condensador elevada; -Curto-circuito de ar na torre de resfriamento; Motor do ventilador da torre de resfriamento parado;
Pressão de descarga elevada
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Verifique quanto a falha no aterramento (também conhecido como um curto circuito à carcaça) no motor, usando um megômetro

Verifique as bobinas do motor quanto à continuidade e resistências adequadas 

 Verifique os componentes elétricos do compressor,

Se um capacitor estiver presente, usando um resistor de 20Kohms, descarregue-o antes de removê-lo do sistema para evitar danos aos aparelhos de medição e risco de choque elétrico.
-Conecte um cabo do megômetro à linha de sucção de cobre. 
Conecte o outro cabo a um dos pinos terminais.
Repita este procedimento para os dois pinos da borneira do compressor restantes. 
Se o instrumento indicar qualquer resistência menor que 2 megaohms, entre qualquer pino e a carcaça (linha de sucção de cobre), significa que existe uma falha de aterramento.
Se existir falha no aterramento, mantenha a energia desligada e substitua o compressor.
Se NÃO existir uma falha no aterramento, deixe a energia desligada e todos os componentes externos desligados dos pinos terminais. Verifique quanto à continuidade e resistência adequada usando o procedimento do Capítulo ,
Remova a tampa protetora dos terminais. 
e houver alguma evidência de superaquecimento em qualquer cabo, esta é uma boa indicação de que existe problema no motor do compressor. Nesta situação, NÃO substitua ou reinstale os cabos ou conectores que foram danificados por superaquecimento.
esconecte os cabos e/ou remova todos os componentes (tais como relés e capacitores) dos pinos terminais.

Pu7imw@ibest.com.br        

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